Confissão e graça

legs

sem Leo Coutinho não sairia 

— Tem cerimônia mais não, dona Nicinha. – ele quase implorava com a boca escancarando um querer constrangido por anos de olhares nas frestas dos dias, em passeios vespertinos fingindo o acaso de passar perto onde quer que fosse o caminho dela.

Nicinha colhia na face as cores fortes de sempre, que se acentuavam, ouvindo o destrambelho daquele homem feito besta agora em desespero de confissão. Era possível notar algum suor inventando caminho aos lados de suas orelhas, escorrendo sem pudor seu pescoço colo com pressa.

— Venha, se achegue, – ele salivava – que pra ti eu já sou porta sem trinco mermo, que tu é esse diabo diferente, eu sei… – Nicinha arregalou os olhos, quase escândalo, ameaçando franzir testa e sumir de debaixo das ventas do homem, que àquela altura beirava um precipício sem volta ao lugar logo à vista onde não se recobra juízo razão ou caminho. – Mas num é qualquer diabo! – se remendava – Nem é lúcifer, nem é belzebu, nem é satanás, não. É um outro que faz o mundo deslembrar deles tudo! – e Nicinha amansava, toda sorriso mudo.

Daí foi questão de segundo pra ganhar ar de fera, arrancando a camisa e a calça e se arrumando em cima do transtornado, enquanto arquejava fogosa. Ele ali, deposto de sua voz e domínio, serrando o gradeado da vida. Ela assim, inteira descoberta, feito céu em sereno, à espera de mais folia. Um e outro, vergonha nenhuma e o amanhecer engolindo o quarto sem trégua, torcidos.

Um café preto e a prosa mole, o sol meio empinado e as carnes já moídas vendo tudo em cor de brasa, o chão cheirando à flor de tangerina. O homem pensou alto:

— Ô, alegria que dói…

— É, nada fica sem dor, que o tempo inventou a lonjura… – Nicinha acomodou.

E os dois, arriados, desfeitos do resto do mundo, adoeceram sem conserto. Um bicho só, dois corpos gastos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s